Data: 14-08-2012
Criterio: B2ab(ii,iii,iv)
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Banisteriopsis cipoensis apresenta AOO de 52 km² e ocorre em áreas com grande incidência de fogo. A espécie está sujeita a duas situações de ameaças, estimando-se que esteja ocorrendo declínio contínuo de sua área de ocupação, do número de subpopulações e perda da qualidade do hábitat. Foi categorizada como "Em perigo" (EN).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Banisteriopsis cipoensis B.Gates;
Família: Malpighiaceae
B. cipoensis se distingue de B. campestris pelo seu hábito subarbustivo e seu tamanho reduzido (40 cm de altura), as suas folhas pequenas elípticas, e seus frutos com asas reduzidas (Gates 1982).
A espécie ocorre no bioma Cerrado, no Estado de Minas Gerais (Mamede, 2010) e Goiás (Amorim, com. pess.). Segundo Biodiversitas (2005) a espécie ocorre em uma faixa altitudinal que varia entre 1000 e 1300 m.
O fruto na maioria das espécies de Banisteriopsis consiste em três samaras que se separaram na maturidade. Cada samara dispõe de uma asa dorsal bem desenvolvida, que é engrossada ao longo de sua margem superior, em B. cipoensis, asa é reduzida a uma crista (Gates, 1982).De acordo com Amorim (com. pess.) as espécies do gênero Banisteriopsis são lianescentes de floresta, que necessitam de ambiente florestado para manter suas populações sadias. São altamente dependentes de florestas.
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes
De acordo com Biodiversitas (2005) a perda de habitat ameaça a espécie.
1.7 Fire
Severidade
high
Detalhes
Naregião da Serra do Cipó, onde há invasão por Braquiária, ocorre modificação doregime de incêndios, intensificando-o, tanto pelo rápido acúmulo de biomassa eelevada inflamabilidade das camadas de folhas secas que se acumulam junto ao solo,como por bloquear o processo sucessional, que poderia levar a formações demaior complexidade, com retenção de umidade e, portanto, menor susceptibilidadeà propagação de incêndios (Ribeiro et al.,2005).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Deficiente de Dados" (DD) na Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.
4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó (Biodiversitas, 2005)
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- AMORIM, A.M.A. Comunicação do especialista André Márcio Araújo Amorim , do herbário CEPEC, Bahia, para o analista Diogo Judice, pesquisador do CNCFlora., 2012.
- GATES, B. Banisteriopsis, Diplopterys (Malpighiaceae). Flora Neotropica, v. 30, p. 1-237, 1982.
- MAMEDE, M. C. H. Banisteriopsis in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB03041>. Acesso em: 10 de Agosto de 2011.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
CNCFlora. Banisteriopsis cipoensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Banisteriopsis cipoensis
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 17:38:45